agosto 07, 2011

Iniciação total - Huberto Rohden (por Wagner Borges)

.


Iniciação total
Huberto Rohden
(por Wagner Borges)
.

.Enquanto algo é meu,
Não pode triunfar o EU.
Meus são bens de fortuna,
Meus são amores de homem ou mulher,
Meus são filhos, parentes, amigos,
Meu é o prestígio social de que gozo,
Meus são o corpo e o intelecto.
.
Nada disto, porém, sou Eu.
Eu sou o sujeito central,
Meus são os objetos periféricos.
E esses objetos são velhos companheiros meus,
Crudelíssimos tiranos,
Desde o meu nascimento,
Poucos decênios atrás.
.
Esses objetos são velhos companheiros,
Onipotentes ditadores,
Do gênero humano,
Há muitos séculos e milênios.
.
Haverá esperança de que eu possa
Realizar a minha libertação?
Que eu possa viver, aqui na terra,
Sem esses objetos escravizantes?
Sem esses queridos "meus"?
Sem esses idolatrados fetiches?...
.
Não! Ninguém pode desfazer-se desses ídolos
E continuar a viver.
Já compreendi que iniciação
Não é algo que eu possa adicionar
A minha vida horizontal,
Como um belo enfeite,
Como um colar de pérolas.
.
Compreendi que é a Iniciação
A morte total desta vida
E algo inédito e inaudito,
Até agora vivida...
.
Iniciação não é continuação
De algo preexistente
Não!
.
É o fim de tudo que foi e é
E o início de tudo que deve ser...
Iniciação é algo virgem,
Um novo "fiat lux" creador.
Não é remendo novo em roupa velha,
Não é vinho recente em odres gastos
Não!
.
Iniciação é morte total
Do "homem velho"
E ressurreição integral
Do "homem novo".
Nem um átomo da bagagem do ego
Passa para além da fronteira.
Porque o ego só conhece o que é "dele"
E ignora o que é "ele".
.
O meu verdadeiro Eu nada sabe
Desse mundo dos meus,
Desses pequenos e grandes nadas
Que parecem ser algo.
Iniciação é verdade suprema,
Incompatível com a menor das ilusões.
.
Ergue-te, pois, sobre asas levíssimas,
Meu grande Eu divino,
Meu átomo Crístico!
E lá das excelsas alturas
Dominarás todos os "meus",
Sem seres por eles dominado...
.
Huberto Rohden

.
- Notas:
Esse texto foi selecionado daquele que é considerado o melhor trabalho de Rohden: Escalando o Himalaia. Nele, o autor se revela por inteiro, de coração aberto, totalmente entregue ao leitor. Em cada texto dele emerge a voz dos iniciados que se entregaram integralmente ao Grande Arquiteto do Universo, Senhor de todas as iniciações, Hierofante Maior dos hierofantes, Luz das luzes. Mais do que evidenciar o Rohden filósofo, os textos desse livro evidenciam o Rohden de dentro, iniciado e alpinista do espírito, mestre das escaladas no Himalaia de dentro, que, com grande inspiração leva o leitor a profundas reflexões sobre si mesmo e a vida. Rohden, meu velho, muito obrigado por tudo o que venho aprendendo em seus livros, e também pelas experiências espirituais que você vem me propiciando ao longo dos anos. Como você sempre disse: "Só quem é guiado é que pode guiar alguém." Então, que Deus nos guie, para que guiemos nossas vidas, nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas energias, nossos filhos, nossos amigos e a nós mesmos, na direção daquelas vibrações do discernimento e da luz. Sim, meu velho, é o Grande Anônimo que nos guia. Que seja feita a vontade Dele, e não a do nosso ego. Valeu, Rohden!
* Sobre Huberto Rohden, favor ver sua coluna no site do IPPB, no seguinte link:  Huberto Rohden
.
Wagner Borges
Fonte:  Site IPPB - Yahoo Grupos  (28/07/2011)
.

Um comentário:

  1. Parabéns, Wagner, por também descobrir Huberto Rohden como bom guia a nos indicar o caminho. Sou fã dele desde antes mesmo de conhecer o seu (Wagner) trabalho ainda ali na Vila Mariana (~1993) e fico muito contente, depois de tantos anos, em saber que compartilhamos do mesmo material de estudo. Abraço!
    Alexandre Gordilho Bento.

    ResponderExcluir

Comentários moderados. Participações ofensivas e anônimas não serão publicadas. Gratidão, Paz e Luz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feeds transicionando