setembro 11, 2011

Crianças de Deus... - Paramahansa Yogananda

 .

 Crianças de Deus...
Paramahansa Yogananda
.

.
"Deus é o Agente, não você. Quando você percebe isso, como pode se orgulhar de qualquer realização?
Pense constantemente que, qualquer que seja o trabalho que você está executando, ele está sendo feito pelo Senhor através de você.
É a consciência de sua própria inferioridade que faz com que um homem se oculte por detrás
de uma demonstração de orgulho. Um complexo de inferioridade nasce de uma consciência secreta de fraquezas reais ou imaginárias. Tentando compensar tais fraquezas, uma pessoa pode construir uma armadura de falso orgulho, e exibir um ego inflado. Então aqueles que não compreendem a causa real de uma tal atitude podem dizer que essa pessoa tem um complexo de superioridade. Ambas as manifestações dessa desarmonia interior são destrutivas ao Auto-desenvolvimento. Ambas são alimentadas pela imaginação e pela ignorância dos fatos, enquanto nenhuma delas pertence à verdadeira e onipotente natureza da alma.
Funde sua auto-confiança sobre os sucessos reais acrescidos ao conhecimento de que seu verdadeiro Ser (a alma) não pode jamais ser "inferior" em nenhum sentido, e então você ficará livre de todos os complexos.
Um complexo de inferioridade é tão mau quanto um complexo de superioridade, porque se você se sente inferior, então não pode manifestar aquilo que em você verdadeiramente é superior. Então lembre-se, inerentemente você é uma criança de Deus, então é errado e doloroso pensar que você é inferior; e pensar egoistamente que você é superior é comportar-se de forma inferior. Quando você traz à tona seu próprio ego, oculta Deus em seu interior. Então evite tanto o complexo de superioridade como o de inferioridade; ambos retardam o progresso da alma. Você deve sentir que Deus está com você, sempre lhe guiando, e que Deus é seu maior amor e seu maior superior.
Quando você é um com Ele, considera-se um servo de todos; dessa forma não pode pensar-se como superior. E porque Ele está com você, não seria verdadeiro ao Deus em você pensar-se inferior.
O que você é é muito maior que qualquer coisa ou qualquer pessoa que você jamais tenha desejado. Deus está manifesto em você de uma maneira que não está manifesta em nenhum outro ser humano. Sua face não é como a de ninguém mais, sua alma não é como a de ninguém mais, você se basta a si mesmo; pois no interior de sua alma está o maior tesouro de todos – Deus.
Se alguém não se dá bem consigo mesmo, como poderia esperar se dar bem com os outros?
Conviver bem consigo é o ponto mais importante para se conviver bem neste mundo. Então, em primeiro lugar você deve aprender verdadeiramente a apreciar-se e a amar-se. Mas quando eu digo amar-se, não quero dizer amar-se pelo seu egotismo, egoísmo, e auto-interesse... Ame-se porque você é uma criança de Deus com potenciais Divinos; é seu amor e preocupação com este ser potencial que inspira o desabrochar da verdadeira natureza de sua alma...
Você é o único que sabe se pode conviver bem consigo mesmo, porque você se oculta muito astutamente dos outros.
Por isso depende de você buscar-se todos os dias e descobrir se está em paz consigo mesmo."
.
Paramahansa Yogananda em Auto-estima
.
.
Fonte:
Blog Ventos de Paz    05/09/2011
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários moderados. Participações ofensivas e anônimas não serão publicadas. Gratidão, Paz e Luz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feeds transicionando